Primeiramente uma junta rotativa, também conhecida como união ou giro rotativo, ou seja permite o fluxo de fluido de um tubo de suprimento para dentro e para fora do equipamento rotativo. Logo os principais componentes de uma junta rotativa, incluindo o alojamento são, o eixo, a guia e a vedação.
Clique nas imagens para ampliar
CORPO E CARCAÇA DA JUNTA ROTATIVA
Bem como o corpo das juntas rotativas contém o fluido, mantém a pressão e, em alguns casos, permite conexões de mangueira. Além disso, atua como restrição de torque
EIXO BOCAL E ROTOR DA JUNTA ROTATIVA
Contudo o mamilo é a conexão principal com a máquina. Bem como as opções de conexão dos mamilos incluem rosca cônica, rosca reta ou flangeada
GUIA
Sobretudo buchas ou guias de rolamentos transmitem força rotacional para manter a junta rotativa alinhada.
SELO
Principalmente o selo é a parte principal de desgaste de uma junta rotativa. Então durante a operação, o selo experimenta forças de carga internas da pressão do fluido, bem como atrito pelo contato com o bico rotativo e o alojamento estacionário. Porém fatores relacionados à aplicação, como velocidade da máquina, portanto a temperatura e efeito do fluido selam a vida útil.
PLACA DE MONTAGEM DA JUNTA ROTATIVA
A princípio a placa de montagem se encaixa entre a cabeça da junta rotativa e o corpo para prender as peças internas quando a cabeça é removida. Logo a placa de montagem é normalmente opcional.
PLACA DE MONTAGEM DAS JUNTAS ROTATIVAS
A princípio a placa de montagem se encaixa entre a cabeça da junta rotativa e o corpo para prender as peças internas quando a cabeça é removida. Logo a placa de montagem é normalmente opcional.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM GIRO ROTATIVO, JUNTA ROTATIVA E UMA UNIÃO DE MÚLTIPLAS PASSAGENS
Desde já juntas rotativas, uniões e articulações rotativas são usadas em aplicações com apenas uma mídia. Porém quando mais de uma mídia é usada simultaneamente, uma união rotativa de várias passagens é usada. Contudo as uniões rotativas de múltiplas passagens possuem passagens descentralizadas e podem ser usadas em aplicações de alta pressão. Bem como os giros rotativos são usados quando a rotação bidirecional é necessária. Portanto as juntas rotativas normalmente possuem vedações do tipo pressão, enquanto as uniões rotativas usam vedações de face plana e rolamentos de esferas como suporte.
DESEMPENHO DO EQUIPAMENTO DAS JUNTAS ROTATIVAS
Em primeiro lugar o equipamento, a instalação e a manutenção adequados são essenciais para o desempenho ideal de qualquer tipo de união, seja um giro rotativo, junta rotativa ou união de múltiplas passagens. Porém o equipamento que falha, normalmente falha por um dos seguintes motivos:
- Tensões de tubulação
- Desalinhamento
- Falta de atenção
- Reparado incorretamente
- Aplicado incorretamente
- Restrições de torque inadequadas
- Peças não OEM
Em conclusão à medida que os fabricantes projetam novas máquinas para operar em velocidades mais altas, temperaturas mais altas, maior eficiência e aplicações mais exigentes, deve-se considerar o equipamento para garantir que ele seja capaz de funcionar nessas condições operacionais.
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE PRODUTOS
PARA SABER MAIS SOBRE JUNTA ROTATIVA
Ligue para (47) 3337-1529, também acesse nosso whatsapp (47) 99982-1851 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.